sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Entrevista

O convidado desta semana é o nosso amigo e colaborador 

Almir Paes

Graduado em Economia e Filosofia, pós-graduado em Economia e pós-graduando em Pedagogia, Almir Paes é consultor econômico autônomo e está no Espiritismo há mais de 20 anos. É expositor e trabalhador do Educandário Espírita Joana D'arc, situado na Rua Abdias de Oliveira, nº 211, no bairro do Zumbi em Recife-PE. 


Almir também escreve artigos e textos prosaicos sobre assuntos diversos para vários jornais digitais de Pernambuco. Seus textos mais conhecidos são "A Volta ao Ser", "Jesus ou Je$u$", "Nos Tempos de Papai", "Cidade Verde" e "Insatisfação Coletiva". Sua monografia de final de curso será "Pedagogia Espírita: Uma Revolução Educativa para o Ensino Aprendizagem".


Almir Paes é um dos integrantes da "Banda Procurando Ritmo", um projeto que leva consolo e esclarecimento em forma de música aos abrigos, creches e hospitais da região metropolitana do Recife.


*    *    *

 
1- ESPIRITISMO
Entrei no Espiritismo pela dor. Passava por momentos difíceis em minha vida, então, adentrei à doutrina espírita. A minha falta de respostas aos porquês da vida foram elucidadas com o conhecimento e o estudo desta doutrina. O meu envolvimento com a doutrina espírita é muito grande. Ela é parte da minha vida. Quanto mais estudo e pesquiso mais me encanto com a beleza e a profundidade dela.


2- O MOVIMENTO ESPÍRITA PERNAMBUCANO
Além de utilizar a multimídia para divulgar a doutrina Espírita é preciso mudar a metodologia e a forma de sua divulgação. É preciso interagir mais com as pessoas, através de instrumentos de comunicação fabulosos como o Teatro, a Poesia, o Cinema, a Música. Estes instrumentos tornam mais atrativos e mais absorvíveis a aprendizagem dos conteúdos doutrinários. É preciso mudar as mentes dos dirigentes dos Centros Espíritas, quanto a forma de administrar às instituições. É necessário extirpar o autoritarismo dos dirigentes e os melindres dos trabalhadores da Seara Espírita. É preciso, enfim, unir os Centros num só objetivo: melhorar as condições e sobretudo o atendimento ao nosso cliente maior – as pessoas que nos procuram.


3- SER ESPÍRITA
A doutrina espírita esclarece, consola e conscientiza. Ser espírita é aprender a ser um Ser Integral. A sociedade ainda é materialista, imediatista e individualista. Quem foge deste padrão perde o status social e torna-se chato e enfadonho, aos olhos de quem está neste processo. Não é fácil ser Espírita, como não é fácil mudar. Requer vontade, inteligência e maturidade.


4- O ESPIRITISMO NA INTERNET
É salutar e necessário. É preciso, porém, não só apresentar os conteúdos doutrinários pela internet, mas sobretudo mudar a forma de como apresentá-los, tornando-os mais atrativos e palatáveis.

 
5- O BRASIL E O MUNDO
A descoberta de um Deus bondoso, caridoso, mas sobretudo justo é o caminho mais viável para a humanidade. Precisamos sair desse caminho único – consumo – fomentado pelos grandes empresários para todos nós. É preciso compreendermos que precisamos uns dos outros. Não temos essa independência tão propalada por alguns. Precisamos resgatar valores tão esquecidos desta sociedade, como Perdão, Solidariedade, Abnegação, Compromisso, Carinho... Temos que ter a percepção e a prática da dimensão espiritual da vida. Estamos começando a compreender este processo. Começamos  a sair da fase de criança e passar para a adolescência espiritual da vida.

6- UM MUNDO MELHOR
A melhor maneira de melhorar o mundo é exemplificar bons sentimentos e boas ações. Nosso pior defeito não é cometer atos equivocados, mas sermos omissos no bem.


7- EDUCAÇÃO x ESPIRITISMO
Perceber a pessoa como um Ser de muitas reencarnações, com tempos de vida diferentes, experiências diferentes, aptidões diferentes e não como um clichê ou um autômato, faz toda a diferença. É preciso Educar o Ser. O Ser Integral. É preciso potencializar as virtudes latentes em cada espírito e minimizar as imperfeições ainda concernentes a cada um. Essa é a Educação do Espírito.

 
8- FILOSOFIA DE VIDA
Posso citar um verso de Francisco Cândido Xavier – Chico Xavier – para resumir o que é a vida para mim  “ A Vida é Construída nos Sonhos e Concretizada no Amor”.


9- PARTICIPAÇÃO NO ESPIRITUALMENTE
Aproveito o ensejo para parabenizar o Projeto EspiritualMente e dizer que ele representa uma forma fabulosa de divulgação da doutrina. Sempre que puder enviarei meus artigos e textos e também os eventos do Educandário Espírita Joana D’arc para serem divulgados nesta portentosa Mídia.


10- MENSAGEM PARA OS LEITORES/INTERNAUTAS
Agradeço a oportunidade que me foi concedida e peço a todos Compreensão, Apreensão e Perseverança no Bem. Quando o Bem, finalmente, tornar-se ousado em nosso mundo o mau passará a ser tímido, envergonhado, até se extinguir.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestões, críticas ou elogios! Fique à vontade!