quinta-feira, 21 de junho de 2018

Quebrou meu celular!

Texto de Almir Paes no blog EspiritualMente

E daí?

Daí que eu aproveitei o domingo ensolarado e fui passear de bike na ciclovia. Fui até o bairro do Recife, sempre observando os monumentos físicos e humanos.

Observei algumas pessoas andando de bicicleta, pessoas saindo de noitadas festivas, outras indo trabalhar, outras pegando ônibus para irem à praia.

Texto de Almir Paes no blog EspiritualMente
Ciclofaixas de Recife/PE

Aproveitei também o dia para colocar minha leitura de livros impressos em dia. Dei uma volta com o cachorro, logo cedo. Conversei um pouco com a minha esposa enquanto tomava café. Andei pelo bairro, vendo as belezas naturais do mesmo. Observei as árvores frutíferas, as casas com arquiteturas antigas e os práticos, funcionais e horrendos edifícios.

Enfim, eu refleti que preciso me desligar um pouco mais da internet e do smartphone.

Preciso deslumbrar mais a vida.

Preciso abraçar mais, conversar mais.

Preciso aprender e apreender mais com as pessoas.

Preciso valorizar mais o apreço humano do que as curtidas do Facebook.

Continuarei na internet para me atualizar, aprender e passar algumas coisas minhas para as pessoas: meus textos e textos de outrem. Eu só não posso e não devo é fazer da internet a minha razão de viver. A minha razão de viver é minha família, meus amigos, as pessoas e a sociedade.

A internet é um poderoso instrumento de comunicação e aprendizado. Portanto, um viva para os tempos contemporâneos, onde se pode comunicar com um abraço e com um teclado de computador.

Almir Paes no blog EspiritualMente
Almir Paes
O Cronista da Alma

8 comentários:

  1. Gostei muito desse dexto que fala sobre o celular, ele é muito oportuno, pois nos convida a reflexão de que necessitamos olhar mais as maravilhas que Deus nos oferta diariamente , olharmos mais para o outro e aproveitarmos mais o momento em que elas estão em nossas vidas, pois esses momentos são tão rápidosimples.Obrigada Almir. Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  2. É uma grande verdade! Nosso povo é tendencioso aos extremos! Tecnologia ajuda o cotidiano (ex: Chegou até mim e tantos outros, essa maravilhosa reflexão acima!), é progresso, mas não se pode deixar os valores humanos em segundo plano como um abraço ou uma boa conversa com amigos e/ou familiares!Lembrar sempre o valor do tempo p/aproveita-lo com utilidade e sapiência!Gratidão Almir, por usar tão bem seu tempo!

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto. Devemos fazer uso da tecnologia sem deixar que ela nos domine. Não devemos ser avessos ao progresso, não somos anacoretas, mas precisamos usar as tecnologias visando um fim nobre, moralmente e eticamente aceitáveis. Não nis esqueçamos que um aperto de mão ou abraços e beijos de whatsapp não substituem esses mesmos gestos realizados pessoalmente.

    ResponderExcluir
  4. Inegável a utilidade do celular, assim como de toda a tecnologia da informação. Porém, fundamental o convivio, o olho no olho, mãos entrelaçadas, abraços de corpo inteiro. É ver o mundo a nossa volta, além do aparelho. CintemplCo as nuvens se movendo no azul da imensidão, as flores coloridas e gente de todas as cores, idades e jeitos, porque isso é mais vida. Parabéns Almir.

    ResponderExcluir
  5. Berta Paiva22/06/2018 15:12

    Parabéns Almir pelo artigo... muito oportuno quando a maioria esquece do ser humano e vive intensamente a tecnologia. Tudo com equilíbrio e bom... é útil e faz bem. Por isso é necessário bom senso para viver e dar utilidade ao desenvolvimento sem esquecer os sentimentos humanos. Ótimo artigo para reflexão.

    ResponderExcluir
  6. Bem reflexivo esse texto. Como eu digo, nem tanto e nem tão pouco.Tudo no seu limite. Lembrando sempre que máquina não abraça, não tem aperto de mão.Vamos procurar usar menos máquinas e sentir mais o calor humano. Gostei muito do texto. Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Boa Observação. Realmente as pessoas tão focando mais nos aparelhos eletrônicos, esquecendo um pouco o mundo real, as pessoas, os amigos, as notícias diárias. As pessoas não se comunicam mais, principalmente no lar, quando vejo filhos e irmão só no celular, quando saio c a família para os lugares festivos e restaurantes, vejo que os diálogos são poucos. Segundo os especialistas na área da sude, informaram q no futuro muitas pessoas irão ter problemas de colunas devido aos mau uso do celular e, também, em outras áreas do corpo devido a radioatividade do aparelho. tudo isso devido ao excesso de uso que causa danos ao corpo somático. As pessoas no momento se preocupam muito em ter do que ser, esquecendo de si mesmo e, dando mais valor aos objetos, não conseguem enxergar a beleza da natureza e nem seu esplendor.

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!