sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Linguagem da alma

Texto de Almir Paes no Blog EspiritualMente

Sábios são aqueles que sabem os tipos alternativos de comunicação.

Muitas pessoas se comunicam pelos gestos, pelo olhar, pelo choro, pelo coração, por um dialeto diferente da linguagem formal.

Não é preciso ser literato, nem intelectual para entender esses tipos de comunicação. É preciso apenas ter um pouco de sensibilidade e inteligência emocional para compreender as pessoas que assim se expressam.

Quem tem cachorro sabe quando ele quer alguma coisa. Eles olham para a gente com aquele olhar penetrante. Quando não são atendidos, lambem ou roçam sua cabeça na gente para conseguir seu intuito.

As crianças choram quando querem alguma coisa. Algumas olham também para a gente com aquele olhar penetrante pedindo algo.

Certas pessoas com alguns tipos de patologia, como o autismo e a síndrome de down por exemplo, acontece a mesma coisa.

Muitas vezes, apesar de todo o nosso intelectualismo, somos ignorantes neste assunto da sensibilidade e da compreensão. Precisamos apreender as línguas do coração para compreender a linguagem de Deus.

Posso citar eu mesmo como exemplo. Mesmo com os cursos de graduação e pós-graduação que tenho, ainda estou me alfabetizando na linguagem do coração. Clarice, minha filha autista, Ana Maria, minha irmã com síndrome de down, e o meu cachorro são meus maiores professores.

Como eu disse anteriormente, sábios são aqueles que já conseguem entender a linguagem do pensamento, da alma, do coração. Ainda me considero um semianalfabeto, mas estou me esforçando para aprender. Toda vez que vou ao Grupo de Terapia para Crianças e Adolescentes (GTCA), sempre me deparo com crianças com diversos tipos de patologias, deficiência mental e motora. É incrível como eu aprendo mais um pouco a linguagem da alma com todos eles!

Agradeço a Deus pela presença deles em minha vida e por esse aprendizado na Universidade da Alma! 


Almir Paes no Blog EspiritualMente
Almir Paes
O Cronista da Alma



Deseja ler outros textos de Almir Paes? Então clique aqui!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!