Precisamos repensar os valores sociais, morais e espirituais da sociedade brasileira.
Mesmo numa sociedade aviltada em seus princípios, desesperançada em seus ideais, vilipendiada em seus sonhos, não deveria proceder essa inversão de valores, otimizando a violência, a misoginia, a homofobia, o preconceito e a inferioridade do gênero feminino.
Será que realmente houve um protesto contra o sistema vigente ou esses valores já estavam latentes em cada ator social e foram impulsionados por alguém?
Fico muito preocupado quando percebo essa velocidade e fluidez de conceitos. As pessoas representam um papel na sociedade mas protagonizam outros papeis nesta inversão de valores sociais.
Precisamos também repensar os partidos políticos, sobretudo da esquerda brasileira. É fundamental fazer uma releitura dos usos, costumes e convicções do povo. A sociedade mudou, o mundo mudou, os anseios, os medos e as alegrias são outras. A ideologia dominante é a exacerbação do consumo, o individualismo exagerado e o materialismo desenfreado.
Na verdade, estamos muito longe do progresso. Não estou me referindo ao progresso material e tecnológico, mas sim, ao progresso moral. Ainda trazemos resquícios de um passado longínquo: recalques, preconceitos, tiranias, desamor...
A parte boa de todo esse processo é que a hipocrisia latente nas pessoas foi revelada. Os papeis de bom moço e de boa moça foram desmascarados.
Agora é hora de reconstruir a sociedade através dos seus atores, a partir de personalidades reais, concretas e não apenas aparentes.
Acredito que a sociedade que surgirá de tudo isso será realmente mais humana, mais solidária, inclusive, amorosa. É preciso resgatar todos os bons valores sociais em nome de uma vida feliz.
Almir Paes
O Cronista da Alma
Deseja ler outros textos de Almir Paes? Então clique aqui!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos pelo comentário!