quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Entrevista com a Nutricionista Paola Cariello

Paola Cariello no Blog EspiritualMente
Paola Cariello

Nutricionista formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Paola sempre teve certeza da escolha dessa profissão, mas sentia que poderia ir mais além dessa formação básica.

Buscou outras ferramentas através de cursos de Coach, Mindfulness, livros de autoconhecimento e de Metafísica, chegando ao Thetahealing, à Aromaterapia e aos Florais Sequenciais.

Nas consultas como nutricionista, vai além da simples organização do plano alimentar, utilizando recursos de Coach, Mindfulness, Aromaterapia e Florais Sequenciais para auxiliar o paciente a ter um (re)equilíbrio entre corpo, emoções e mente.

Locais de atendimento:

RJ:
- Clínica Patrícia Davidson: (21) 97323-5740
- Consultório particular: (21) 98930-7668

SP:
- Clínica Patrícia Davidson: (11) 97405-6492

Contato:

Facebook:


*               *               *

EspiritualMente - Como é a sua relação com a Religião e a Espiritualidade?

Paola - Desde criança, lembro de fazer orações e agradecimentos a Deus junto com meus pais e, por serem católicos, sempre frequentei à missa e participei de todos os "rituais" da Igreja (batismo, catecismo, primeira comunhão...). Mas também sempre tive o meu "sexto sentido" mais aguçado. Lembro de escutar vozes e ter a sensação de alguém junto de mim. Na época, por falta de conhecimento e entendimento do que poderia ser, pedia a Deus para me proteger e levar embora o que pudesse estar acontecendo. Depois de alguns anos, comecei a fazer parte e a entender mais sobre a Doutrina Espírita, que me ajudou muito no processo de compreensão.


EspiritualMente - Existe alguma relação entre alimentação e espiritualidade?

Paola - Alguns alimentos são mais estressores e podem perpetuar processos inflamatórios no nosso organismo. Agora, imagine uma vida inteira consumindo esses alimentos com frequência, como café, açúcar, sal, temperos industrializados, lácteos, carne vermelha, gordura trans, trigo, adoçantes... 

Junto com o consumo exacerbado desses alimentos, vem a falta de atividade física, baixo contato com a natureza, excesso de poluição eletromagnética (oriunda de aparelhos celulares, computador, TV...), sono inadequado, stress... 

Se tudo a nossa volta é energia e possui uma energia vital, inclusive os alimentos, uma alimentação moderna com predominância de alimentos industrializados, processados, com baixo valor nutricional e repleto de agrotóxicos, não estará nutrindo o corpo o suficiente. E, quando digo nutrir, estou me referindo à vitaminas, minerais e antioxidantes, mas também a essa energia do alimento in natura, fresco e orgânico. 

Uma pessoa com o corpo inflamado também estará energeticamente desequilibrado, tendo mais dificuldade de se conectar consigo mesmo e de manter uma conexão superior.


EspiritualMente - Sendo assim, que tipos de alimentos mais prejudicam a elevação do nosso padrão vibratório espiritual?

Paola - De uma forma geral, alimentos industrializados e ultraprocessados (macarrão instantâneo, biscoitos, salgadinhos, sorvetes...), comidas congeladas, café, açúcar, sal, temperos industrializados, lácteos, carne vermelha, produtos à base de trigo (pão, bolo, massas...), adoçantes, bebida alcoólica, alimentos não orgânicos. Mas, como cada pessoa possui um metabolismo único, podem haver alimentos mais específicos que causem desconfortos a uma pessoa, enquanto outras não sintam seus efeitos.


EspiritualMente - Algumas religiões consideram o jejum uma prática fundamental e sagrada. Pelo ponto de vista nutricional, até que ponto ou em que condições um tipo de jejum é válido?

Paola - Do ponto de vista nutricional, são permitidos ao longo do jejum o consumo de água, chás e café sem adoçar. Nessa estratégia, como não há o consumo de alimentos que gerem oscilações na insulina (hormônio responsável por metabolizar a glicose), conseguimos oferecer ao corpo uma pausa metabólica, havendo um melhor processo de detoxificação, maior regulação hormonal e modulação de hormônios responsáveis pelo controle de fome e saciedade. O jejum é válido para pessoas que apresentam resistência à insulina, pré-diabetes, níveis de colesterol e triglicerídeos elevados e esteatose hepática (gordura no fígado). Como pode ser praticado períodos variados de jejum, precisa ser avaliado individualmente junto com o nutricionista.


EspiritualMente - Atualmente, muita gente está adotando a alimentação vegana. Podemos dizer que não consumir produtos de origem animal representa o auge de uma alimentação saudável e mais benéfica ao corpo e ao espírito?

Paola - Uma alimentação vegana bem ajustada traz inúmeros benefícios ao corpo, às emoções, à mente e ao espírito. Mas, infelizmente, vejo muitas pessoas começando uma alimentação vegetariana e vegana por conta própria, sem o correto acompanhamento. Acabam consumindo pães, massas, batatas, arroz e um baixo consumo de vitaminas, proteínas, vegetais, frutas e gorduras boas. Se a alimentação está organizada e com predominância de alimentos orgânicos, frescos e in natura, essa pessoa irá usufruir de todos os benefícios de uma alimentação limpa, tendo mais energia, disposição física, clareza mental e melhor conexão consigo mesmo. 


EspiritualMente - No seu trabalho como nutricionista, você já deve ter tratado vários pacientes cujo tipo de alimentação estava prejudicando de forma bem perceptível a questão da espiritualidade. Poderia nos contar algum caso interessante?

Paola - Lembro de uma senhora de uns 50 e poucos anos que tinha muita dificuldade para dormir, baixa energia para o dia, humor deprimido e "zero tesão pela vida", como ela mesma me dizia. Utilizava remédio para dormir e antidepressivo há alguns anos e tinha uma alimentação muito desequilibrada, que tinha predominância de alimentos industrializados, fast food, açúcar e baixo consumo de alimentos frescos e in natura. Após muita conversa, ajustamos sua alimentação e suplementei poucas vitaminas. Após uns 45 dias, fizemos nossa consulta de retorno e ela me relatou melhora logo nos primeiros 15 dias, estando mais disposta, com o sono mais regularizado e com o humor mais equilibrado. Nesse período, ela decidiu voltar para as sessões de terapia, iniciou atividade física e me disse que até para a igreja tinha retornado, já que antes se sentia desconectada de tudo.


EspiritualMente - Para muitas pessoas, a mudança de hábitos alimentares não é um processo fácil e simples. E muitas quando iniciam, acabam desistindo pouco tempo depois. Que conselhos você poderia dar àqueles que estão tentando reformular seu cardápio?

Paola - Procurem um nutricionista que você se identifique para que juntos vocês possam organizar uma rotina de alimentação que se adapte ao seu dia a dia. Escolha um dia da semana (domingo, por exemplo) para organizar as ideias e a rotina básica da semana (dia de mercado, dia de fazer comida, dia de feira...). Estabeleça até 3 metas semanais e deixe anotado no celular e em post-it. Pode ser aumentar a ingestão de água, consumir vegetais 5 vezes na semana, reduzir consumo de café, caminhar 3 vezes na semana... A principal dica é pensar em metas que possam ser cumpridas. Se você pensar em metas difíceis e que sabe que no momento não são passíveis de serem cumpridas, você irá se frustrar com mais facilidade e a chance de desistir é maior.


EspiritualMente - Que mensagem você deixa aos seguidores e visitantes do nosso Blog? 

Paola - Fico muito feliz em hoje em dia perceber um movimento da nutrição que vai além de "engordar e emagrecer" ou "pode e não pode". O alimento une as pessoas e tem um valor muito grande para cada um. Nem sempre é fácil mudar e transformar hábitos de uma vida inteira. Mas, como sempre digo aos meus pacientes e seguidores, sempre podemos (re)começar e fazer algo diferente!


*               *               *

Agradecemos a Paola Cariello por conceder tão esclarecedora e instrutiva entrevista!





Um comentário:

  1. excelente entrevista!!! às vezes me sinto como essa sra. que ela mencionou... tenho que rever muita coisa... meus hábitos e minha alimentação não está lá essas coisas... e sem praticar exercicios fisicos tbm. parabéns pela entrevista.

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!